segunda-feira, 3 de novembro de 2014

TEMA; SANTIFICAÇÃO


IBEA  ELOHIM  MINISTERIO  IBA DO ANGELIM
3

Eu quero ser perfeito

-Tema: SANTIFICAÇÃO
I Tessalonicenses 5.12-22
-Introdução: Muitos dizem esta frase ‘eu quero ser perfeito’ se referindo a uma habilidade profissional, de comportamento ou até com relação ao próprio corpo. Mas o que vamos abordar aqui é sobre a importância de se aperfeiçoar a cada dia na vida cristã.
O que é a Perfeição Cristã?
Viver em santidade na presença de Deus, buscar ser semelhante a Jesus, o único perfeito (Hebreus 7.28). Jesus é o nosso modelo de santidade, por isso, devemos andar como Jesus andou, sentir o que Ele sentiu e viver como Ele viveu. Ele mesmo nos disse “Sede vós perfeitos como perfeito é o vosso PAI CELESTE” (Mateus 5.48).
Este estudo é baseado no livro Perfeição Cristã*, de João Wesley, um avivalista que mais pregou sobre a necessidade de santificação. O texto apresenta suas respostas para pessoas que desejavam alcançar a santidade.
É possível alguém alcançar a Perfeição Cristã?
Vejamos algumas características de quem busca ser perfeito:

1- Desejo de se Purificar: Romanos 7.19 “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”
Um grande problema na santificação é a luta contra a vontade da carne. A primeira coisa que a pessoa precisa par se santificar é ter vontade de mudar. Essa mudança de mentalidade (metanóia) precisa se tornar mais forte do que o desejo de pecar. O pecado passa a gerar frustração ao invés de prazer e a santificação traz alívio ao invés de peso.
Quando você deseja se purificar, experimenta a manifestação da Graça Justificadora, que nos perdoa, pois “a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (I João 3.3) e também da Graça Santificadora, que nos limpa “segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (I Pedro 1.15). À medida que nos aproximamos do Deus Santo, somos purificados à suma “imagem e semelhança” (Gênesis 1.27).
 Você quer mesmo santificar sua vida?
Deseje a santidade do mais profundo coração!
                                                            
2- Buscar Libertação: Hebreus 12.1 “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”
O pecado é como um laço que embaraça a vida da pessoa até estar completamente presa. Quem deseja santidade deve reconhecer que necessita de Cristo, que é o padrão de vida santa. O conhecimento da Palavra de Deus (João 8.32) presença do Espírito liberta de todo pecado (Romanos 8.1-3).
A busca de libertação deve ser um esforço constante (Mateus 11.12). O desgosto pelo pecado precisa chegar ao ponto de detestar todo mal até libertar-se dele.
Você tem buscado a libertação de todo pecado?
Livre-se de tudo o que prende sua vida no pecado!
3- Conversão contínua: Filipenses 3.13,14 “quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”
A conversão é uma mudança. Virar-se para Deus e deixar o mundo. Contudo, o mundo, a carne e diabo são insistentes e todos os dias é necessário virar as costas para eles e voltar-se para Deus. Então é necessário um exercício de mudanças a cada dia até alcançar o ponto da perfeição.
Para experimentar a conversão é necessário entender e aceitar a vontade de Deus e deixar a sua própria vontade (Mateus 6.10 e 26.42). Converter é negar a si mesmo, dizendo não para seus próprios desejos (Mateus 16.24) até vencer as vontades da carne.
Você tem buscado se converter a cada dia?
Continue esta mudança em sua vida todos os dias!
4- Livrar-se de pensamentos e palavras más: Romanos 12.2 “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
Quando nos santificamos, procuramos alcançar vontade de Deus, “pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (I Tessalonicenses 4.3). A mudança mais importante é a mentalidade. Você precisa estar convencido de que precisa mudar para começar esta luta.
Para mudar a mentalidade é necessário sempre renovar a mente com novas informações e conhecimento que edifique, ocupando lugar de coisas inúteis. Um bom exercício é ocupar a cabeça com coisas úteis como louvor, por exemplo, experimente quando te vier um mau pensamento, comece a meditar na letra de um louvor, ocupando a mente (Filipenses 4.8).
Para manter a mente renovada é preciso vigilância contra coisas fúteis como a maledicência que vem apenas preencher espaço com pecado e sujeira. O pecado de falar mal invalida a religião e quem controla a sua língua é perfeito (Tiago 1.26 e 3.2).
Quando a mente é renovada passamos a ter mais tranquilidade e firmeza em Deus (Salmos 108.1) deixando toda ansiedade e recebendo uma paz que às vezes nem entendemos, mas que nos guarda e protege de todo sentimento ruim (Filipenses 4.6,7).
Você tem buscado renovar sua mente?
Alimente-se apenas com coisas que te edificam!
5- Concentrar-se na oração e leitura bíblica: II Coríntios 10.5 “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”
Pra João Wesley era muito importante conseguir ser livre de distrações na oração e na leitura da bíblia. Precisamos aproveitar bem os momentos de orar e ler a Bíblia e nos concentrar o máximo possível. Atualmente somos muito cercados de coisas que tomam nossa atenção como celular, internet, TV, etc.
A vida devocional é indispensável para alcançar a santificação. Jesus disse que pela Palavra é que somos santificados (João 17.17). Através das Escrituras, passamos a ter mais intimidade com Deus.
Como Daniel que orava três vezes ao dia, precisamos nos disciplinar para ter um momento a sós com Deus (Mateus 6.5-8). Reserve um local e hora especial e livre de distrações. Com o tempo sua intimidade com Deus aumentará e você conseguirá se desapegar de muitas coisas do mundo.
Você tem um momento de estar a sós com Deus?
Concentre-se o máximo possível em sua vida de oração!
6- Buscar orientação do Espírito Santo: João 14.26 “o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”
O Espírito Santo, que é Deus presente conosco, nos ensina todas as coisas e por isso precisamos buscar sua orientação de Deus para não errar e “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gálatas 5.16). A oração deve vir antes de nossas decisões para que tudo corra bem. Quando deixamos de orar primeiro, as coisas dão erradas e temos que orar depois pedindo a misericórdia de Deus para concertar.
Também através da comunhão com os irmãos, o Espírito Santo usa alguém para nos orientar e somos aperfeiçoados na unidade da Igreja onde um fortalece o outro (João 17.23). A voz do Espírito Santo fala em nosso coração “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21).
Você tem buscado a direção do Espírito Santo?
Ande no espírito para vencer as vontades da carne!
7- Fugir da tentação: João 8.11 “vai e não peques mais”
Jesus perdoou a mulher adúltera, mas lhe deu um comando para ir e não pecar mais, ou seja, a partir de então, deveria lutar contra o pecado e fugir de toda tentação. Aquela mulher deve ter sofrido muito até conseguir vencer o preconceito externo e o pecado em seu interior. Por isso, sempre oramos pedindo que Deus “não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13).
O homem natural deseja o que a carne quer, mas quando se torna espiritual passa a entender e desejar as coisas espirituais (leia II Coríntios 4.7-10 e 16-18). O Espírito Santo entra em nossa vida nos dando uma nova tendência de não querer mais errar (leia Romanos 8.6,10,14,15 e 16).
Não podemos brincar com o pecado. Do diabo não precisamos fugir, porque se o resistimos, ele é que foge de nós (Tiago 4.7), mas quanto ao pecado, é preciso fugir dele (I Coríntios 6.18). A tentação não vem de Deus e sim do próprio homem (Tiago 1.13,14) e sempre temos como vencer, pois “não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (I Coríntios 10.13). Então é importante fortalecer o espírito, estando pronto para vencer a carne que é fraca, com muita vigilância e oração (Marcos 14.38).
Você tem fugido da tentação?
Evite tudo o que te leva ao pecado!
                                                                
                                                                IBEA ELOHIM

Deus quer aperfeiçoar a sua vida!
-CONCLUSÃO:
Não há nada de errado em querer ser perfeito. Se quisermos ser perfeitos e não errar, precisamos fazer tudo com amor que é o “vinculo da perfeição” (Colossenses 3.14) porque o amor é perfeito ( I Coríntios 13.10). O grande objetivo de ser um cristão é alcançar a perfeição cristã, vivendo uma vida disciplinada para crescer na graça e no conhecimento de Deus a cada dia.
Se o nosso Senhor Deus, na pessoa de Senhor Jesus (único perfeito) nos disse para sermos perfeitos é porque é possível. Deus não nos manda fazermos nada que é impossível porque Ele é o Deus do impossível e nós afirmamos “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Precisamos lutar para viver o melhor possível e almejar a perfeição cristã.
O Senhor chamou Abrão e lhe disse: “anda na minha presença e sê perfeito” (Gênesis 17.1). Deus nos chama para vivermos com Ele e sermos perfeitos seguindo o seu exemplo de santidade. Então não podemos nos conformar com a hipótese do pecado, embora sejamos pecadores, precisamos lutar contra o pecado e “abstende-vos de toda forma de mal“ (I Tessalonicenses 5.22).
João Wesley ensinava sobre a santificação orientando as pessoas a encherem-se da presença de Deus, dizendo que ‘não há lugar para o mau numa alma cheia de Deus’. Através de suas pregações começou um grande avivamento em busca de santidade.
Estes são alguns conselhos de João Wesley para quem deseja a santificação:
1- Deseje se purificar
2- Busque a libertação
3- Conversão contínua
4- Livre-se de pensamentos e palavras más
5- Concentre-se na oração e leitura bíblica
6- Busque orientação do Espírito Santo
7- Fuja da tentação
                                                      IBEA ELOHIM
                                  Quero Voltar para Deus!

                    
A Palavra da Reconciliação (2 Coríntios 5:19)
                                              Parte 1

A Bíblia fala, freqüentemente, sobre o desejo de Deus que seu povo volte para ele. Deus criou o homem para gozar a comunhão especial com o Criador, e tem feito tudo para nos dar este grande privilégio. Deus quer uma relação especial e eterna com você, e comigo.
Jesus veio à terra com o propósito de buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10). Ele dedicou a vida, e até se sacrificou, para possibilitar a reconciliação de pecadores com Deus (2 Coríntios 5:18-21).
A volta de um pecador é importante para Deus, e deve ser importante para todos os servos do Senhor. Cada pessoa – cada pecador – precisa saber que a reconciliação é possível. Mesmo se tiver feito coisas terríveis, você pode voltar para casa – para a casa de Deus.
Todos nós desviamos
Deus nos criou à sua imagem e semelhança, capazes de amar e de obedecer (Gênesis 1:26-27). O amor é voluntário, não forçado. Deus não criou uma raça de robôs que seriam incapazes de fazer o mal. Ele criou homens e mulheres com a capacidade de escolher, sabendo que poderiam amar ou odiar, agradar ou desprezar, obedecer ou se rebelar.
Decidimos pecar: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23). Quando cedemos à nossa própria vontade ao invés de obedecer a vontade de Deus, pecamos. João disse: “...o pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4). Quando desobedecemos a palavra de Deus, pecamos. Esta desobediência pode ser, também, por omissão de coisas que Deus pede (Tiago 4:17).
Paulo descreveu a vida egoísta e errada que vivemos anteriormente: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (Efésios 2:1-3). Com este entendimento do problema do pecado, a questão de voltar para Deus é de grande importância a todos nós.
Apesar do nosso pecado, Deus ainda quer uma relação especial de comunhão conosco. A mensagem das Escrituras – de Gênesis ao Apocalipse – é uma história do desejo de Deus de restabelecer este relacionamento com os homens. Isaías escreveu no VIII século a.C., chamando o povo de Judá ao arrependimento: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar” (Isaías 55:6-7). O apóstolo Pedro explicou que Deus ainda não trouxe o Juízo final porque “ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).
A vinda de Jesus ao mundo é a maior prova deste desejo de Deus de estar perto dos homens que ele criou. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Jesus mostrou o mesmo sentimento de compaixão quando, no final de sua vida na terra, olhou para os judeus rebeldes e disse: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37).
Todos nós desviamos. Deus nos quer de volta. Nós precisamos da misericórdia dele. Como podemos voltar para o nosso Criador?
Como voltar?
O exemplo de Davi e suas palavras de arrependimento no Salmo 51 mostram as atitudes necessárias para voltar ao Senhor. Davi, um homem que amava a Deus, caiu no pecado. Cometeu adultério com uma vizinha e causou a morte do marido dela para poder ficar com ela. Foram pecados gravíssimos, e Davi chegou a ver o estrago na sua vida por causa da sua desobediência ao Senhor. Neste salmo, ele expressa o seu desejo ardente de restaurar a comunhão com Deus. Vamos observar alguns pontos importantes nas suas palavras. Para voltar para Deus, é necessário:
1. Querer estar bem com o Senhor. A coisa mais assustadora no pensamento de Davi foi a real possibilidade de ficar longe de Deus – até afastado do Senhor para sempre. Ele disse para Deus: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (11-12).
2. Reconhecer o nosso problema do pecado. Numa sociedade em que a maldade é explicada e justificada de diversas maneiras sociológicas e psicológicas, é fácil esquecer que o pecado é a transgressão da vontade de Deus (1 João 3:4) que cria uma barreira entre Deus e os pecadores (Isaías 59:1-2). A pessoa que quer voltar para Deus precisa identificar o problema de pecado na sua vida. Davi escreveu: “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” (3).
3. Assumir responsabilidade pelo nosso pecado. Não é suficiente reconhecer que o pecado nos afasta de Deus. É necessário assumir responsabilidade pessoal pelos pecados que temos cometido. Diferente de crianças que apontam os dedos para jogar a culpa nos outros, precisamos agir como adultos e assumir a responsabilidade pelas nossas próprias transgressões. Embora o pecado de Davi tenha atingido várias outras pessoas (Bate-Seba, Urias, Joabe, a família dele, etc.), Davi entendeu que o principal problema foi a ofensa contra Deus: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar” (4). O meu pecado não é culpa da família, da igreja, da sociedade, etc. É culpa minha!
4. Entender que precisamos de ajuda para resolver o nosso problema. Um certo espírito de independência é bom e necessário em muitos aspectos da vida, mas a pessoa que se acha capaz de vencer o pecado sozinha está perigosamente enganada. Dependemos da graça de Deus manifesta no sacrifício de Jesus para alcançar a salvação. Davi, um dos fiéis que confiava na promessa de um Salvador, disse: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado....Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.” (1-2,7-9). Deus nos ajuda de muitas maneiras – pelo sangue de Jesus, pela intercessão do Espírito Santo, pelo encorajamento de cristãos fiéis, pela instrução da palavra, etc. Precisamos da ajuda dele para voltar ao Senhor.
5. Confrontar e mudar o nosso coração. Talvez o maior obstáculo no caminho à reconciliação seja o próprio coração. Depois de anos de egoísmo e da busca carnal de prazer, é difícil desejar as coisas boas e puras que Deus deseja. Davi percebeu esta necessidade: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (10). A decisão de voltar e o desejo de estar em comunhão com Deus nos motivam a purificar os nossos pensamentos para deixar o Senhor dominar as nossas vidas. Jeremias desafiou o povo rebelde de Jerusalém com estas palavras: “Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos?” (Jeremias 4:14). Paulo salientou a importância de um coração espiritual para nos aproximar de Deus: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Romanos 8:5-15).
Decidir e Agir
O grande desafio para nos reconciliar com Deus é o próprio coração. Mas o desejo de estar com Deus nada resolve se não for acompanhado por ação. João Batista disse aos judeus do primeiro século: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8). Tiago diz: “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26).
Na continuação deste estudo, consideraremos mais especificamente o que Deus quer de nós – como devemos agir para voltar para o Senhor. Mas primeiro, devemos examinar e preparar os nossos corações.

-
D138    
 Você já recebeu a Cristo como Salvador? Se sua resposta for afirmativa, parabéns! Esta foi a decisão mais importante de sua vida. Significa o início de um relacionamento com Jesus Cristo, o início de uma jornada para o céu. Agora precisamos a aprender a viver de acordo com a vontade de Deus. É Ele quem nos dá toda a força para vencer o pecado. Na Bíblia, em Romanos 8.37 lemos assim: “Mais em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Em Romanos 6.14 lemos também: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." Este é o novo nascimento que Jesus concede àqueles que o recebem como Salvador. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17)
SE VOCÊ FOI SINCERO EM SUA DECISÃO, VEJA 7 COISAS IMEDIATAS QUE OCORRERAM EM SUA VIDA:
1. Seus pecados foram perdoados– O pecado separa o homem de Deus. Ao entregar sua vida a Cristo confessando-o como Salvador, Ele perdoou todos os seus pecados. Assim está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1.9) Agora você tem livre acesso a Deus por causa do sacrifício de Cristo por nós! Em Atos 10.43 lemos sobre a obra de Cristo por nós: "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome." O Apóstolo Paulo perseguiu severamente a igreja, mas depois de sua conversão ele escreveu assim: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1 Timóteo 1.15) Não importa o nosso passado, o que temos dito e feito. Descansemos e aceitemos a afirmação da Palavra de Deus sobre o perdão de nossos pecados. Agora em Cristo temos a paz de Deus: Agora podemos dizer: "Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 1.3)
2. Seu nome está escrito no céu– Ao receber a Cristo como Salvador seu nome foi escrito nos céus para herdar a vida eterna. Em Lucas 10.20 está escrito: “Alegrai-vos antes por estarem seus nomes escritos nos céus”. (Lucas 10.20b) Em 1 João 3.2,3 lemos assim: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” Somente pela purificação de nossos pecados no sangue de Cristo é que estamos habilitados a morar no céu: Em Apocalipse 21.27 lemos:  “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”
3. Agora você é filho de Deus– Está escrito: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele." (1 João 3.1);  “... A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. (João 1.12). "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz"  (Efésios 5.8); "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo."  (Filipenses 2.15); “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1.14-16) Você tem esta certeza? Em Romanos 8.16 lemos: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."
 4. Você foi justificado- A condenação que estava sobre você foi removida, então você não está mais debaixo da ira de Deus. Assim está escrito: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3.36) Em Efésios 2.1-5 lemos: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).”
5. Você tem a garantia da Vida Eterna - A vida eterna é um presente de Deus para nós. Está escrito: "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6.22,23) Uma vez justificados do pecado precisamos conhecer melhor o Deus que estamos servindo. Por isso em João 17.3 lemos assim: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." Em Tito 3.7 lemos: "Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna."
6. Você foi santificado -  A palavra santificação significa simplesmente ser separado do pecado e dedicado ao serviço de Deus. Fomos santificados em Cristo, e devemos manter este propósito até o fim. Por que Deus nos escolheu? "Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." (1 Tessalonicenses 4.7); Em Efésios 1.4 lemos: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor."  Em Hebreus 12.14 lemos: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor."  (Hebreus 12.14); A santificação não é algo impossível de ser alcançada. Em Levítico 20.8 está escrito: "E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica." Por isso Paulo instruiu os irmãos de Tessalônica com estas palavras: “Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” (1 Tessalonicenses 5.22-24) Todos nós, em qualquer época fomos chamados para a santificação. Assim Paulo escreveu aos coríntios: "À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:" (2 Coríntios 1.2)
7. Cristo passou a habitar em seu coração – Em Romanos 4.25 lemos que Cristo “por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.” Ao voltar para o céu Ele prometeu enviar o Espírito Santo para habitar em nós. O Espírito Santo por sua natureza, obviamente só habita em quem está santificado. Em João 14.15-17 Jesus se expressa assim: “Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” É o Espírito Santo que nos dá poder para vencer os desejos da velha natureza humana e nos capacita para o conhecimento de Deus. O apóstolo Paulo escreveu aos efésios: “Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3.16-19)
MINHA VIDA A PARTIR DE AGORA
A vida segue normal, trabalhando, estudando, etc. A diferença é que teremos novas prioridades. Usaremos o nosso tempo de forma prudente escolhendo aquilo que nos edifica espiritualmente. Fazemos parte de uma nova família: A família de Deus, a igreja. Talvez alguns dos antigos companheiros nos dirão que não há mal nenhum em acompanhá-los nos velhos caminhos do pecado, mas a Palavra de Deus diz assim: “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas” (Provérbios 1.10). Nosso relacionamento com o mundo deve ser no sentido de evangelizar, falar sobre o que Cristo fez em nossa vida. Porque Deus "quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (Timóteo 2.4) Fale a seus familiares sobre o seu encontro com Jesus. Cristo está conosco nesta missão. Em Mateus 28.18-20 Jesus disse assim: “É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Tudo o que aprendemos de Deus devemos ensinar aos demais. O apóstolo Paulo ensinou a Timóteo e Timóteo ensinou outros. Em 2 Timóteo 2.2 Paulo fala sobre isto: "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros."
 Jamais negue sua fé, nem mesmo nas adversidades. Veja o testemunho do apóstolo Paulo: “Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. Fiel é esta Palavra: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos.  Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará. Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2 Timóteo 2.10-13) Em Mateus 10.32,33 Jesus fala assim: “...Aquele que me negar diante dos homens eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.” Lembre-se sempre do texto de Romanos 8.37: “Mais em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”
TRÊS ATITUDES PARA MANTER A VITÓRIA SOBRE O MAL:
1. Ore – Orar significa conversar com Deus. É expressar-se diante dele conforme seu entendimento. Nada precisa ser decorado. Uma vez que temos um relacionamento com Deus, podemos adorá-lo através da oração. Podemos expressar nossa gratidão pelo perdão dos pecados, pela sua provisão, pela saúde, emprego etc. Podemos também falar sobre nossas necessidades e problemas. Em 1 João 5.14 lemos assim: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve." Também em Filipenses 4.6 lemos: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam vossas petições conhecidas diante de Deus”. Podemos pedir que Deus salve nossos amigos e familiares. Veja o exemplo do apóstolo Paulo: "Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós."  (Colossenses 1.3); "Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações."  (1 Tessalonicenses 1.2) Finalmente devemos também orar para  vencer as tentações, ou seja, a vontade de desobedecer a Deus, para voltar a pecar. Em Mateus 26.41 Cristo nos deu as seguintes instruções: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26.41)
2. Leia a bíblia – Os ensinamentos de Cristo estão na Bíblia. Ela é o manual do cristão. Por isso devemos lê-la diariamente. A Bíblia tem um padrão de vida elevado para nós. Ela nos mostra as coisas que agradam bem como as que não o agradam. Você vai perceber que o mundo vive muito diferente do que Jesus ensinou! Como sugestão, inicie a sua leitura com o Evangelho de João (Novo Testamento). Leia com reverência e muita atenção. O Espírito Santo o iluminará seu entendimento para compreender as Escrituras e você se sentirá confortado. Em Salmos 19.8-11 está escrito: “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.” Memorize textos da Bíblia. Esta é uma forma eficiente para fortalecer sua fé. Em salmos 119. 9-11 lemos assim: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Separe um momento especial para aprender de Deus através de Sua Palavra.
3. Participe dos cultos – Durante o culto é ministrado ensino da Palavra onde desenvolvemos mais ainda o nosso relacionamento com Deus. Como está escrito em Efésios 4.13: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo." Leve seus familiares e amigos para participarem do culto. É uma oportunidade para se reunir, orar, cantar e adorar a Deus com muita alegria. O culto visa fortalecer a comunhão entre os irmãos. Assim você estará em contato com crentes mais experimentados na vida espiritual. Se tiver alguma dúvida, converse com o pastor ou dirigente de sua igreja. Informe-se sobre quando deverá ser batizado nas águas conforme o mandamento de Jesus expresso em Mateus 28.19.
 Bom, resumidamente estes são os passos fundamentais para você crescer espiritualmente.  Reiteramos uma vez mais os nossos parabéns pela decisão mais importante de sua vida, a decisão de iniciar um relacionamento com Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

MATEUS 13

1 No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar;

2 e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia.

3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.