segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Semeando uma colheita abundante

Semeando uma colheita abundante

Gálatas: 6.7
Por:Pr.Frazão e Pr.Aurea
O que você tem semeado em sua vida? Para responder a esta pergunta, basta olhar sua colheita. O que somos hoje é reflexo da graça, da bondade e da misericórdia de Deus, mas também reflexo direto daquilo que semeamos: relacionamentos, vida espiritual, vida financeira, saúde…
A não semeadura é uma semeadura. O não fazer é uma decisão que, com certeza, terá consequências. Muitos de nós nos vitimizamos quando colhemos maus frutos, alegando ter sido assim desde sempre, não haver como mudar. É certo que muito daquilo que foi semeado pelos nossos pais tem consequências diretas em nossas vidas, mas Deus faz novas todas as coisas! Se você passou por traumas dolorosos demais, liberte-se, vá além, e não se apegue a isso para justificar uma semeadura pequena. Aquilo que somos é resultado da graça de Deus e do que semeamos.
Desculpas não geram resultados. Por mais que possa haver justificativas, precisamos assumir as responsabilidades da vida em tudo que fizermos. Colocar a responsabilidade no filho, cônjuge, pastor ou governo não vai resolver. Jesus Cristo diz: “Tende bom ânimo porque eu venci o mundo”.
O que você fez em 2013? Há pessoas que vivem dez anos em um. Dez anos se queixando, reclamando, murmurando e, entretanto, não mudam. Quantos projetos para 2011 ou 2012 você lançou para 2013? Começamos entusiasmados, mas, depois do primeiro ou segundo mês, paramos e postergamos os projetos. Decisões importantes requerem ações imediatas de reposicionamento. “De Deus não se zomba: aquilo que o homem semear ele irá colher.” O texto bíblico faz distinção entre semear e colher na carne ou no espírito; segundo as paixões deste mundo ou conforme os desejos de Deus. O “não fazer” e o “ser negligente” são decisões; o “ser omisso” é uma postura. O homem tende a fugir ou negar quando não sabe o que fazer. Porém o Senhor nos ensina a, diante da incerteza, dobrar os joelhos em humildade e falar com Deus pedindo orientação. A palavra de Deus diz que na multidão de conselhos há sabedoria; então, busque conselhos de Deus e de pessoas sábias.
Os nãos crentes, normalmente, são mais diligentes, determinados e compromissados que os crentes. Isso geralmente se dá pelo pensamento de dependerem única e exclusivamente deles mesmos, enquanto nós nos tornamos preguiçosos e negligentes por nos apoiarmos na certeza de que “Deus proverá”. Deus proverá o que seus filhos não podem fazer, mas delega a nós outros esforços. A Bíblia diz: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso! Um pouco para tosquenejar, um pouco para dormir… e verá a miséria bater à sua porta”. Deus não fará por nós o que é tarefa nossa e deixamos de fazer.
A preguiça pode, ainda, levar à inveja. A inveja é desejar ou ser o que o outro é, sem fazer o que o outro fez. É o plantar pouco e querer muito. Jacó tinha uma promessa de prosperidade de Deus, mas trabalhou vinte anos arduamente por isso. Muitas pessoas reclamam do salário que recebem porque são invejosas, cobiçosas e ingratas. E o que estão fazendo para mudar sua situação? Procure se capacitar, o conhecimento liberta!
E mais que isso, entenda que melhor é dar que receber. Quantos relacionamentos dão errado porque as pessoas só querem receber? Bons relacionamentos custam tempo, esforço, dedicação, paciência, amor, perdão… Como você tem se relacionado?
A primeira boa semente é “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus.” Você só fará isso se tiver fé e amor – nós nunca perdemos em estar na presença de Deus nem em servir ao Senhor. Os homens não buscam o reino de Deus em primeiro lugar porque não amam o Senhor acima de todas as coisas. Se você não tem tempo para Deus, você ama mais os seus planos que a Ele. O reino de Deus é uma prioridade inegociável.
Semeie palavras de bênçãos. “A vida e a morte estão no poder da palavra, quem bem as utiliza comerá dos seus frutos.” Muita gente amaldiçoa sempre e não sabe por que a vida não progride. Devemos abençoar a nós mesmos e aos outros com nossas palavras. A palavra mata, mas pode ressuscitar. Não enterre os sonhos de seus filhos com palavras ruins. Troque gritos e xingamentos por palavras de gentileza e bênção, que são uma demonstração de amor. Não existe adoração sem gratidão e não existe gratidão se não houver um coração humilde que discerne a vontade de Deus. Quando há adoração, proferimos palavras de bênção.
Assuma o compromisso de só dizer a verdade! A mentira sempre acompanha outro pecado. Quem trai, mente. Quem furta, mente. Quem é invejoso, mente. Quem é fofoqueiro, mente. Não use subterfúgios de dizer verdades permeadas de mentiras para enganar e iludir as pessoas. Será apenas uma mentira com aparência de verdade. E é isso que o diabo faz; ele distorce a Palavra de Deus e cria uma mentira. Não pode haver adoração se não houver palavras de bênçãos em seus lábios. Por causa da murmuração e da incredulidade, o povo hebreu ficou quarenta anos no deserto. Enquanto você murmura, anda em círculos. Enquanto semeia murmuração, não produz vida nem transformação, está apenas rogando maldições em si.
O que você tem semeado na sua saúde? Há pessoas que destroem a saúde emocional, física, não fazem exercícios, ingerem muita gordura, açúcar e sal; vão ao médico e recebem muitas restrições alimentares, e querem que o efeito se dê quase imediatamente. Planeje-se para fazer uma boa dieta e exercícios físicos com regularidade. É difícil começar a exercitar-se, mas após três meses torna-se um hábito e tudo fica mais simples. Sedentarismo custa caro! muito caro!
Precisamos semear em todas as áreas. Cuide da sua vida emocional! Brigue menos, invista em momentos de prazer, comemore, celebre, escreva cartas, bilhetes…
Invista na sua vida intelectual lendo a Bíblia, assistindo menos televisão. Volte a estudar!
Semeie na área financeira! Aprenda a planejar-se e a controlar-se para não afundar em dívidas e execute esse planejamento. O mais importante não é quanto se ganha, mas quanto se gasta.
A palavra de Deus diz: Lança seu pão sobre as águas e depois de muitos dias você achará. Tudo que é semeado com a direção de Deus vai produzir prosperidade e a glória de Deus. O que você colheu em 2013 é reflexo do que semeou em 2012 e em todo o tempo que o antecedeu.
O que você quer semear ou colher em 2014? A colheita de amanhã resultará do que for semeado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

MATEUS 13

1 No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar;

2 e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia.

3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.