segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

E…, O SENHOR ESTAVA COM ELE


José era o filho preferido, o irmão odiado, foi isso que levou seus irmãos a invejosamente vendê-lo como escravo…
A caravana de ismaelitas (Gn 37.25) levava um jovem de dezessete anos de idade para fora de seu país, de seu povo e de sua família…
Seus irmãos mentiram para seu pai Jacó que teve José como morto durante vários anos, pois acreditou que tivesse sido comido por um animal selvagem e despedaçado… (Gn 37.33)
Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, comprou José…(Gn 39.1)
José ganhou confiança de seu senhor, e passou a ser mordomo da casa de Potifar… (Gn 39.3-7)
Passado tempo, aconteceu que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo… (Gn 39.7) 
 (Gn 39.10), mas José constantemente permanecia fiel a Deus (Gn 39.9) e ao seu senhor… (Gn 39.10)
Injusta e maldosamente a esposa do oficial de Faraó acusa o próprio José de insultá-la…
José é lançado no cárcere (Gn 39.20), sua segunda prisão onde permanece por dois anos…
Treze anos se passaram, desde o dia em que fora vendido, longe de sua terra e do amor de seu pai….
A despeito de toda provação que este moço enfrentava dia após dia, mês após mês, ano após ano
O filho de Jacó tinha um diferencial em sua vida, que fez toda a diferença:

O Senhor estava com José. (Gn 39.2- NVI)
A presença de Jesus é o divisor de águas em nossas vidas!
Assim, na casa de Potifar Deus o honrou, pois tudo o que tinha confiou às mãos de José (Gn 39.6)
Já na prisão, o Senhor foi benigno com seu servo, e lhe deu mercê perante o carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere… (Gn 39.22)
Aos trinta anos de idade, José, através do Espírito Santo, interpreta o sonho de Faraó (das sete vacas gordas e magras)… (Gn 41)
Mais do que isto, José aconselha Faraó acerca da interpretação do Sonho… (Gn 41.33-36)
E, assim, Deus o tira da condição de um “escravo preso” para tornar-se o homem mais importante no reinado de Faraó (Gn 41.37-46).
Como havia predito José, o Egito passou por sete anos de abundância, em seguida, sete anos de fome; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão… (Gn 41.54)
Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José todos os celeiros e vendia… (Gn 41.56). E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porque a fome prevaleceu em todo o mundo. (Gn 41.57)
Foi assim que Deus, através de José, preservou a família de Jacó, pois o patriarca enviou seus filhos para descerem até o Egito e comprar cereal… (Gn 42.1-3)
José, que tinha sido vendido como escravo por seus irmãos, num ato nobre, sublime, cristão simplesmente perdoa seus irmãos por tudo aquilo que eles fizeram… nas palavras de José: Vós, na verdade, intentaste o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida (Gn 50.20)
Na realidade, José não apenas vende os cereais a sua família, não “apenas” os perdoa, mas também convida todos para morar no Egito. Não vos preocupeis com coisa alguma dos vossos haveres, porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso. (Gn 45.20)
Isto porque, O Senhor estava com José. (Gn 39.23)
… Deus estava com ele e livrou-o de todas as suas aflições, concedendo-lhe também graça e sabedoria perante Faraó, rei do Egito, que o constitui governador daquela nação e de toda a casa real. (At 7.9-10)
Se preferir, em outras palavras, num contexto doutrinário, Paulo assevera: Sabendo que todos as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28).
Porquanto, José: um homem íntegro e piedoso que fez diferença neste mundo, pois pela graça e para glória de Deus o Senhor era com ele (Gn 39.21). Assim, José é uma prefiguração de Cristo.
Meus amados, o que realmente importa não é sua situação ou lugar em que você esteja, se aparentemente tudo parecer ir de mal a pior, mas sim se Deus é contigo. Portanto, busque a presença de Cristo para que o Senhor esteja contigo por onde quer que andares.
Pr.José Frazão e Pr.Aurea Frazão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

MATEUS 13

1 No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar;

2 e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia.

3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.